-
Arquitetos: UUfie
- Área: 1145 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa importante área comercial em Xangai, é criada uma nova fachada para a casa de moda Ports 1961. A fachada representa a visão futurística da marca reunindo nela sua origem e evolução.
O projeto evoca a ideia de um acidente geográfico que se assemelha a um iceberg flutuando livremente no oceano; o edifício tem um sentido de ondulação, que se expande e contrai, como se fosse formado por seu entorno. A fachada mostra as possibilidades da experimentação no projeto, mostrando a transformação da forma, material e tecnologia, sem deixar de ter um aspecto de ambas interpretações, tradicionais e contemporâneas. A grandeza estrutural do edifício chama a atenção, enquanto que sua natureza ambivalente está mudando com seu entorno.
A fachada é composta por dois tipos de blocos de vidro: um padrão de 300 x 300 mm e outro de esquina de 300 x 300 x 300. Diferente da maioria das construções de blocos de vidro, esta não está limitada a um plano vertical.
As combinações dos dois tipos de blocos de vidro criam uma fachada tridimensional esculpida exibindo estruturas em balanço. Mediante a incorporação da engenharia estrutural inovadora e inventando um novo sistema de junção no mesmo bloco, consegue-se um volume escalonado ornamental que se ajusta de forma natural ao fluxo de pedestres e permite que quatro janelas sobressalientes sejam visíveis a partir de qualquer direção.
O uso de blocos de vidro e aço inoxidável contrasta com o caos da cidade. Durante o dia, a fachada reflete sutilmente a luz solar. Durante a tarde a superfície se ilumina com LED. As diferentes geometrias da fachada expressam a natureza transformadora da cidade e da população de Xangai.
Originalmente publicado em Agosto 15, 2015